Esquema milionário de furto de gado desmantelado em operação policial na Bahia

4 de fevereiro de 2026

Esquema milionário de furto de gado desmantelado em operação policial na Bahia

Uma megaoperação policial realizada em açougues de Pau Brasil e Porto Seguro, na Bahia, resultou na prisão de seis pessoas e no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão. A ação faz parte da operação Harpia, que desvendou um esquema milionário de furto de gado, abate clandestino e venda ilegal de carne bovina.

Os criminosos realizavam abates clandestinos durante a madrugada, em propriedades rurais isoladas, sem nenhuma condição sanitária adequada. A carne roubada era transportada sem refrigeração adequada e vendida a preços abaixo do mercado, colocando em risco a saúde pública.

Entre os presos, está uma mulher responsável pela logística dos furtos, coordenando o aluguel de veículos utilizados nas ações criminosas. O esquema, que atuava há cerca de cinco anos, causou um prejuízo estimado em R$ 2 milhões aos produtores rurais da região.

A Polícia Civil apreendeu carnes armazenadas irregularmente, equipamentos utilizados nos abates clandestinos e documentos que ajudarão a identificar outros envolvidos e receptadores. Os criminosos responderão por furto qualificado, crimes contra as relações de consumo e infrações sanitárias.

A operação foi coordenada pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), com apoio da 23ª Coorpin (Eunápolis). As investigações continuam para desvendar outros membros do grupo criminoso e garantir a segurança da região.

Saiba das nossas novidades