Presidente autoriza mudança na CNH: Autoescola não será mais obrigatória
2 de outubro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu o aval para uma proposta revolucionária no trânsito brasileiro! A partir de agora, não será mais obrigatório frequentar autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa medida, que tem o apoio do ministro dos Transportes, Renan Filho, promete facilitar a vida dos futuros condutores.
A novidade foi anunciada após uma consulta pública realizada pelo Ministério dos Transportes, que ficou disponível no site Participa + Brasil por 30 dias. A proposta tem como objetivo reduzir os custos para obter a CNH, sem a necessidade de passar por votação no Congresso. A mudança será implementada através de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Atualmente, são exigidas 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas para obter a CNH. Com a nova regra, o candidato poderá estudar por conta própria para a prova teórica, que será aplicada pelo governo federal. Além disso, em vez das aulas práticas nas autoescolas, o candidato poderá treinar com instrutores autônomos credenciados.
As provas teórica e prática continuarão sendo obrigatórias, sendo que inicialmente a mudança se aplicará às categorias A (motos) e B (carros de passeio). Segundo o Ministério dos Transportes, o custo médio atual para tirar a CNH nessas categorias é de R$ 3,2 mil.
Essa iniciativa visa tornar mais acessível o processo de obtenção da CNH, especialmente para a população de baixa renda. Estamos falando de milhões de pessoas dirigindo sem habilitação no Brasil, e esse valor elevado para tirar a CNH tem sido um obstáculo. Com essa mudança, mais brasileiros terão a oportunidade de se tornarem condutores legalizados no país.