Itabuna: Mulher trabalhou mais de cinco décadas sem salário e é resgatada
25 de agosto de 2025
Uma empregada doméstica de 64 anos foi resgatada em situação análoga à escravidão em uma residência no município de Itabuna, no sul da Bahia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com a pasta, a vítima trabalhou por mais de cinco décadas para a mesma família, sem nunca ter recebido salário. Além da ausência de remuneração, a idosa — pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — tinha o valor de sua pensão retirado mensalmente pelos empregadores, sem qualquer repasse.
Durante esse período, a mulher chegou a ser “transferida” de geração em geração dentro do núcleo familiar. No lar onde foi encontrada, era proibida de sair de casa, sofria maus-tratos e permanecia à disposição para o trabalho em tempo integral.
No momento do resgate, ela foi localizada em condições degradantes, sem dentes e sem acesso a cuidados de saúde. Após a operação, recebeu acolhimento das equipes do MTE e foi encaminhada aos serviços de proteção social.
Até agora, o Ministério do Trabalho não informou quais medidas judiciais e administrativas serão adotadas contra os responsáveis, que são investigados por manter a idosa em situação de escravidão contemporânea.