Garimpo clandestino com explosivos é descoberto na zona rural de Oliveira dos Brejinho

26 de agosto de 2025

Garimpo clandestino com explosivos é descoberto na zona rural de Oliveira dos Brejinho

Nesta segunda-feira (25), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) realizou uma operação de fiscalização ambiental no povoado de Urucu, zona rural de Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia, após receber denúncia anônima sobre extração ilegal de minério.

Durante a ação, os policiais constataram a existência de um garimpo clandestino em plena atividade, que funcionava há cerca de dois meses sem qualquer tipo de autorização legal. No local, foram encontradas mais de 60 toneladas de quartzo extraídas irregularmente, além de explosivos de uso restrito, cujo controle é de competência exclusiva do Exército Brasileiro.

Segundo a Cippa, esse tipo de artefato costuma ser utilizado em ações criminosas, como arrombamentos de carros-fortes e agências bancárias, o que aumenta a gravidade da ocorrência.

Um estrangeiro de nacionalidade chinesa, que estava no Brasil com visto de turista, foi identificado como responsável pela operação ilegal. Ele não possuía licença ambiental, nem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para realizar a atividade. O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, junto com os materiais e equipamentos apreendidos.

A atividade ilegal foi suspensa e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado para o recolhimento e transporte seguro dos explosivos.

Saiba das nossas novidades