Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador mais votado da história de Tanque Novo por compra de votos

9 de julho de 2025

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador mais votado da história de Tanque Novo por compra de votos

O vereador Cleiton Vieira (PP), do município de Tanque Novo, no sudoeste da Bahia, teve seu mandato cassado por decisão da Justiça Eleitoral, sob acusação de compra de votos durante as eleições de 2024. Além da cassação, ele foi declarado inelegível por oito anos e condenado ao pagamento de uma multa de R$ 30 mil.

A sentença foi proferida pelo juiz Edson Nascimento Campos, da 168ª Zona Eleitoral de Igaporã, após o acolhimento de uma denúncia apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Segundo a investigação, Cleiton Vieira teria utilizado a empresa da qual é sócio, a Diamantina Atacadista, para realizar transferências via Pix com o objetivo de obter votos durante a campanha. O MP sustentou que os valores enviados estavam diretamente condicionados à promessa de voto, conforme revelado por áudios e depoimentos anexados ao processo.

Três eleitoras Ivani Silva Oliveira, Josiane Oliveira e Katrielly Silva Gomes, prestaram depoimentos considerados fundamentais para a condenação do vereador.

Cleiton Vieira disputou sua primeira eleição em 2024 e alcançou o feito de ser o vereador mais votado da história do município, com 1.346 votos.

A decisão ainda cabe recurso.

Saiba das nossas novidades