Prefeitos de Ibipitanga e Boquira são afastados em nova fase da Operação Overclean
28 de junho de 2025

Os prefeitos de Ibipitanga, no Sudoeste da Bahia, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e de Boquira, no Oeste do estado, Alan França (PSB), foram afastados de seus cargos nesta sexta-feira (27), durante a quarta fase da Operação Overclean. A ação é conduzida pela Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal.
A operação investiga o desvio de recursos públicos por meio de contratos vinculados a emendas parlamentares. De acordo com as autoridades, o grupo investigado tem ligação direta com o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), embora o parlamentar não esteja entre os alvos das buscas.
Além dos dois prefeitos, também foram alvos dos mandados o assessor parlamentar Marcelo Chaves Gomes que trabalha com Félix Mendonça desde 2018 e o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho.
As diligências ocorreram em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, além de três ordens de afastamento cautelar de agentes públicos. As medidas foram autorizadas pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Operação Overclean foi deflagrada pela primeira vez em 10 de dezembro de 2024 e tem como foco o combate à corrupção em esquemas envolvendo verbas públicas federais.