Alvo da Operação Overclean, ex-prefeito de Paratinga foi nomeado para núcleo político do governo Jerônimo

29 de junho de 2025

Alvo da Operação Overclean, ex-prefeito de Paratinga foi nomeado para núcleo político do governo Jerônimo

O ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, foi um dos alvos da quarta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (27). No entanto, pouco antes da ação, em maio, Carvalho foi nomeado para um cargo estratégico no governo da Bahia, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT).

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24 de maio. Ele foi designado para o cargo de Assistente I (símbolo DAS-2C), vinculado ao quadro especial da Casa Civil, mas lotado na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) responsável por toda a articulação política do governo estadual.

Durante as buscas realizadas nesta sexta, a Polícia Federal encontrou R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo escondidos em gavetas e armários na residência de Marcel, em Paratinga.

A nova fase da Operação Overclean foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como foco o uso de emendas parlamentares do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) destinadas a três municípios baianos. A investigação apura possíveis fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Entre as medidas autorizadas pela Corte estão a quebra de sigilo telefônico de Félix Mendonça, o afastamento dos prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Alan Machado França (PSB), além de buscas e apreensões contra os investigados e contra o assessor parlamentar Marcelo Chaves Gomes.

Em nota, o deputado Félix Mendonça negou qualquer irregularidade e afirmou estar colaborando com as investigações.

Questionado pela imprensa sobre a operação e a nomeação do ex-prefeito, o governador Jerônimo Rodrigues declarou: “Não tenho o costume de soltar a mão daqueles que caminharam comigo”.

Saiba das nossas novidades